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Profa. Gladys Quevedo


THE IMPORTANCE OF BEING ASSESSMENT LITERATE
The term 'assessment literacy', coined by R.J. Stiggins in the early 1990s, refers to knowing how and what we are assessing, the best way...
20 de jan.4 min de leitura


A importância do feedback
Em um artigo bastante famoso publicado por Hattie e Timperley em 2007, o feedback foi descrito como "uma das influências mais poderosas...
28 de out. de 20242 min de leitura


Precisamos de um Quadro Comum?
"Language standards are expressions of the language expectations of language learners on their pathway toward acquiring a new language...
14 de out. de 20242 min de leitura


Those closest to the problem are closest to the solution
Durante uma palestra na conferência organizada pela Associação Colombiana de Professores de Inglês - ASOCOPI e a Latin American...
7 de out. de 20242 min de leitura


Proficiência linguística: um conceito fundamental para o ensino de línguas
A proficiência linguística é fundamental no ensino de línguas, envolvendo o uso eficaz da língua em diversos contextos.
30 de set. de 20242 min de leitura


“Onde se puxa uma pena, vem uma galinha”
Avaliação na formação de professores de línguas adicionais: uma abordagem crítica que une teoria, prática e tecnologias educacionais.
24 de set. de 20243 min de leitura


Letramento e Letramentos na formação de professores
Letramento vai além de ler e escrever; envolve usar habilidades linguísticas criticamente em contextos diversos.
16 de set. de 20242 min de leitura


Transparência na Avaliação de Línguas
A transparência na avaliação de línguas é um conceito fundamental para promover um ambiente de aprendizagem mais justo e eficaz. Ela se...
2 de set. de 20243 min de leitura


Pensar a avaliação de línguas como processo contínuo!
É importante pensar na avaliação de línguas como um processo. Isso porque dar uma avaliação aos alunos é o primeiro passo em um processo...
26 de ago. de 20243 min de leitura


Avaliação e Projeto de Ação
"(...) a avaliação caminha pari passu com um projeto de ação e a ele se submete." (Luckesi, 2011, p. 20) O professor Luckesi sugere que...
19 de ago. de 20241 min de leitura


Linguistas aplicados devem subsidiar políticas educacionais
"[...] é preciso mencionar as autoridades cujas decisões incidem sobre todo o sistema educacional. A elas cabe reconhecer que a área de...
12 de ago. de 20242 min de leitura


Equidade e justiça na avaliação de línguas adicionais
A equidade e a justiça são necessárias em todos os lugares onde as avaliações de línguas são utilizadas." (Kunnan, 2018, p. xv - minha...
5 de ago. de 20242 min de leitura


Avaliar não é punir!
“A avaliação de línguas não é uma punição: Eu experimentei pessoalmente e vi avaliações de línguas sendo usadas como artefatos de punição...
29 de jul. de 20243 min de leitura


A avaliação como expressão da filosofia educativa
No livro “Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior”, de autoria do professor José Dias Sobrinho, encontrei o...
22 de jul. de 20243 min de leitura


Reflexão do dia
“(...) tarefas de avaliação devem levar os alunos a se envolverem em processos que desenvolvam seu aprendizado e os ajudem a construir as...
8 de jul. de 20242 min de leitura


Sentar ao Lado: uma abordagem individualizada da avaliação
“The word assessment is derived for the Latin assidere, meaning “to sit beside or with” (Wiggins 1993). Although this notion of a teacher...
1 de jul. de 20242 min de leitura


Reflexão do dia
"Teachers' values and beliefs about teaching and learning, and their considerations of the purposes and consequences of assessment,...
24 de jun. de 20242 min de leitura


Prova surpresa!
Qual a função pedagógica da prova surpresa?
17 de jun. de 20242 min de leitura


Dictation as a learning task and as an assessment task: is it old-fashioned?
Talking about dictation may sound rather old-fashioned. The image that comes to our minds is that of an authoritarian teacher walking to...
10 de jun. de 20244 min de leitura


Desafios e estratégias: integração da avaliação e certificação de língua adicional no contexto brasileiro*
Abordamos os desafios e estratégias para integrar a avaliação e certificação de línguas adicionais no contexto brasileiro.
3 de jun. de 202412 min de leitura
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