top of page
Buscar

Letramento e Letramentos na formação de professores

  • gladysquevedo3
  • 16 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

O entendimento tradicional de letramento como ‘a habilidade de ler e escrever’ se expandiu há muitas décadas para abranger não apenas a competência em ler e escrever, mas também o uso crítico e eficaz dessas habilidades na vida das pessoas, assim como o uso da linguagem (tanto escrita quanto oral) para fins específicos e em domínios específicos. (Taylor, 2013, p. 404 - minha tradução)


Nessa citação, a professora Linda Taylor destaca a mudança no entendimento de letramento. Tradicionalmente, o termo letramento era visto apenas como a capacidade básica de ler e escrever. No entanto, a visão contemporânea reconhece que o letramento envolve muito mais! No contexto de formação de professores, isso significa que há muitos tipos de letramentos a serem desenvolvidos tanto pelos professores quanto pelos alunos. Entre esses letramentos, destacamos o letramento em avaliação, ou seja, a habilidade de lidar com os aspectos relativos ao processo avaliativo no ambiente escolar. 

As habilidades de leitura e escrita são essenciais, e é exatamente por isso que a formação de professores deve enfatizar a importância do uso crítico dessas habilidades. Isso significa que os professores devem avaliar como os alunos usam e relacionam o que leram e escreveram em diferentes contextos e situações da vida real, ao mesmo tempo em que refletem e questionam o mundo ao seu redor. 

O letramento contemporâneo envolve a capacidade de usar diferentes linguagens e as línguas para diferentes propósitos e dentro de diferentes domínios (como acadêmico, profissional, pessoal). Os professores precisam ser capazes de avaliar como os alunos adaptam suas habilidades de leitura e escrita para atender às necessidades específicas de cada situação. Isso requer uma avaliação que considere o contexto em que as habilidades desenvolvidas serão utilizadas. Para isso, os professores precisam de conhecimentos sobre como elaborar instrumentos avaliativos que permitam aos alunos demonstrar suas habilidades linguístico-discursiva em diversos cenários.

É essencial, portanto, que a formação de professores se adapte a essa visão ampliada de letramentos, equipando os educadores com as habilidades e os conhecimentos necessários para avaliar não apenas a capacidade básica de leitura e escrita, mas também a aplicação crítica e eficaz dessas habilidades em diferentes contextos e domínios.


No original:

The traditional understanding of literacy as ‘the ability to read and write’ expanded

many decades ago to embrace not only competency in reading and writing but also the

critical and effective use of these skills in people’s lives, as well as the use of language

(both written and oral) for specific purposes and in specific domains.


Fonte

Taylor, Linda. Communicating the theory, practice and principles of language testing to test stakeholders: Some reflections. Language Testing, 30(3) 403–412,  2013. DOI: 10.1177/0265532213480338


Posts recentes

Ver tudo
Palestra: Avaliação da Aprendizagem de Línguas

Evento do ciclo de Palestras do Projeto Linguagens e Práticas educativas: diálogo com a escola. Realizado pelo curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz/ Ilhéus-Ba. https://www.youtube.co

 
 
 

Comentários


bottom of page