Sentar ao Lado: uma abordagem individualizada da avaliação
- gladysquevedo3
- 1 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
“The word assessment is derived for the Latin assidere, meaning “to sit beside or with” (Wiggins 1993). Although this notion of a teacher sitting with her students to really understand what is happening as they pursue the challenges of learning is far removed from the role that assessment and evaluation have typically played in schools, many teachers have always done it.” (Earl, 2013, p. 42)
Fonte: Earl, Lorna (2013) Assessment as Learning: Using Classroom Assessment to Maximise Student Learning. Thousand Oaks, CA, Corwin Press.
Lorna Eal destaca uma visão essencial sobre avaliação educacional. Tradicionalmente, a avaliação tem sido vista principalmente como um meio de medir o desempenho dos alunos de maneira distante e objetiva, muitas vezes com foco em testes padronizados e números. No entanto, a origem da palavra "assessment" do latim assidere, que significa "sentar ao lado ou com", evoca uma imagem muito mais colaborativa e próxima entre o professor e os alunos.
Ao "sentar ao lado" dos alunos durante o processo de aprendizagem, os professores podem realmente entender o que está acontecendo no desenvolvimento educacional de cada aluno. Isso implica em mais do que apenas observar os resultados finais de uma prova, mas acompanhar de perto o progresso, os desafios enfrentados, as estratégias de aprendizagem utilizadas e as áreas que precisam de apoio adicional.
Embora essa abordagem mais próxima e individualizada da avaliação nem sempre seja a norma nas práticas educacionais tradicionais, muitos professores naturalmente adotam essa postura ao longo de suas carreiras. Eles reconhecem a importância de entender profundamente como seus alunos estão progredindo para poder ajustar seu ensino e oferecer o suporte necessário de forma mais eficaz.
Portanto, Lorna Earl sugere que, ao valorizar e incorporar a ideia de "sentar ao lado" dos alunos na avaliação, podemos promover uma educação mais personalizada, responsiva e eficaz, na qual o objetivo principal não é apenas medir o desempenho, mas, acima de tudo, apoiar ativamente o processo de aprendizagem de cada aluno.



Comentários