Reflexão do dia
- gladysquevedo3
- 24 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

"Teachers' values and beliefs about teaching and learning, and their considerations of the purposes and consequences of assessment, provide a strong rationale for their assessment decision making." (Cheng, 2013, p. 10)
Essa frase destaca a importância dos valores e crenças das/os professoras/es sobre o ensino e aprendizagem, assim como suas considerações sobre os propósitos e as consequências da avaliação, na tomada de decisões relacionadas à avaliação. A partir dela, podemos refletir sobre os seguintes pontos:
As/Os professoras/es têm diferentes valores e crenças sobre como as/os estudantes aprendem melhor, qual é o papel da educação, e qual é a importância da avaliação nesse processo. Esses valores evidentemente moldam suas práticas e decisões em sala de aula.
As/Os professoras/es consideram por que estão avaliando as/os estudantes - seja para mensurar o progresso do aprendizado, diagnosticar dificuldades, oferecer feedback ou outro propósito educacional. Esses propósitos influenciam as escolhas que fazem ao planejar e administrar avaliações.
As/ Os professoras/es também ponderam as consequências da avaliação para as/os estudantes, para seu próprio ensino e para o contexto educacional em geral. Elas/es podem considerar como as avaliações afetam a motivação das/os estudantes, a autoestima, e até mesmo a cultura da sala de aula.
Todos esses elementos - valores pessoais, crenças educacionais, propósitos da avaliação e consequências percebidas - formam a base para as decisões que as/os professoras/es tomam ao escolherem métodos de avaliação, critérios de avaliação, e ao interpretarem os resultados da avaliação.
Sendo assim, a frase de Cheng sugere que a tomada de decisão das/os professoras/es em relação à avaliação não é apenas técnica, mas profundamente influenciada por suas convicções pessoais sobre educação e avaliação. Isso ressalta a complexidade e a importância de considerarmos não apenas os aspectos instrumentais da avaliação, mas também as dimensões humanas e filosóficas que a envolvem.
Referência:
Cheng, Liying. Language classroom assessment. Alexandria, VA: Tesol International Association, 2013.


Comentários