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Avaliação e Projeto de Ação

  • gladysquevedo3
  • 19 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura


"(...) a avaliação caminha pari passu com um projeto de ação e a ele se submete." (Luckesi, 2011, p. 20)


O professor Luckesi sugere que a avaliação deve ser desenvolvida e realizada em estreita conexão com um projeto de ação educacional, seguindo os mesmos passos e objetivos do projeto. A expressão em latim “pari passu” traduz-se como “em igual passo” ou “junto com”, indicando que a avaliação deve avançar simultaneamente com o projeto de ação e se adaptar a ele.

A  avaliação não deve ser uma atividade isolada, mas sim uma parte integrada do processo educativo. Em outras palavras, ela deve ser projetada de forma a apoiar, refletir e ajustar-se ao plano de ação educacional em andamento. Isso implica que:


  • a avaliação deve estar alinhada com os objetivos e as atividades do projeto de ensino-aprendizagem. Em vez de ser uma verificação final ou um adendo ao processo educacional, deve ser uma parte essencial e integrada do plano;

  • a avaliação deve não apenas medir o progresso, mas também fornecer feedback que permita ajustes contínuos ao projeto de ação. A ideia é que a avaliação ajude a melhorar o processo de ensino-aprendizagem conforme ele se desenvolve.


Em suma, Luckesi explora uma visão da avaliação como um processo integrado e adaptativo, no qual a avaliação e o projeto de ação educacional evoluem juntos. Essa abordagem promove uma prática de avaliação que não apenas mede, mas também contribui para o aprimoramento contínuo do processo educativo, alinhada com teorias e práticas modernas de ensino e aprendizagem.


Referência:

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.


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