Capítulo de Livro no "Práticas de Linguagem na Educação Básica: desenvolvendo Competências a partir da BNCC"
- gladysquevedo3
- 13 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
KERSCH, Dorotea Frank; PAULINO, Ana Carolina Moreira; FERNANDES, Cátia Cristina Degan (org). Práticas de Linguagem na Educação Básica: desenvolvendo Competências a partir da BNCC. Brasil: Pedro & João Editores (2024). Disponível em: <https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/praticas-de-linguagem-na-educacao-basica-desenvolvendo-competencias-a-partir-da-bncc/>
Este livro se propõe a abordar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto escolar brasileiro, oferecendo reflexões e práticas de linguagem destinadas a auxiliar os professores, tanto aqueles que já estão atuando nas escolas, desde antes da BNCC, quanto os que estão começando agora. O objetivo é fornecer orientações sobre como ajustar os currículos escolares de acordo com as diretrizes da BNCC e garantir que os professores estejam preparados para fazer as mudanças necessárias.
Na primeira parte, intitulada "Construindo sentidos: linguagens e BNCC em diálogo" se encontra um capítulo escrito por mim. Nele analiso a presença e abordagem da avaliação na BNCC, destacando sua importância como política educacional nacional. E, exploro como a BNCC trata a avaliação, com foco na avaliação formativa, além de propor uma integração dessa perspectiva em atividades para o 6º ano do Ensino Fundamental.
O livro completo está disponível para download gratuito no site da Pedro & João Editores.



Comentários